Estudantes descobrem novas possibilidades de carreiras

Estação do Saber

"Os estudantes do ensino médio começam a entender os desafios colocados à frente deles no futuro". A afirmação é o do futurólogo e jornalista Carlos Teixeira ao fazer um balanço dos resultados dos eventos realizados pela Estação do Saber no segundo semestre deste ano.

Encontros que envolveram estudantes e seus pais evidenciaram novos motivos para preocupação, que devem ser levados em conta. A sociedade está em fase de transformação profunda. Todas as profissões vão sentir, de algum modo, mais ou menos intensamente, os efeitos da revolução que a tecnologia está provocando no mundo do trabalho.

Para os estudantes que participaram das palestras e oficinas, é evidente que as estratégias tradicionais de busca de informações e tomada de decisões são insuficientes. "Isso reforça a importância de nossa proposta, que mistura conceitos de coach e de análise de tendências, com uso de ferramentas de design thinking, para auxiliar o processo de reflexão dos jovens, avalia Júlia Ramalho Pinto, diretora-executiva da Estação do Saber.